Quarta-feira, 11 de Outubro de 2006
Vocabulário Onomástico
Tenho andado a divertir-me perdidamente com um livrinho de grande utilidade emprestado pela minha querida mãezinha. Trata-se do Prontuário Ortográfico e guia da língua portuguesa da Notícias Editorial.

Edição curiosa por um dos autores se dar pelo altamente lusitano nome de Magnus Bergström. O senhor sabe muito mais da matéria do que eu, com certeza, alguma vez almejarei saber, livrem-me de contestar uma coisa dessas apenas pelo nome! Achei caricato, é só.

A Secção que mais gozo me dá e a do Vocabulário Onomástico (vulgo substantivos pessoais). Quem queira dar nome a uma criança não deverá fazê-lo sem que primeiro se sirva desta ferramenta formidável. Arriscar-se-ia a perder a oportunidade de baptizar o pobre bastardo, ou pelo menos de não considerar a hipótese, com alguma das pérolas que de seguida transcrevo. Sem grandes critérios aqui vai:

Abúndio; Adeltrudes; Alarico; Aldegundo; Amâncio ou Amândio (a parelha alentejana); Anfícrates; Bernardo (só por ser nome de pila); Bonifácio; Borromeu; Brederode; Brunilde; Cacilda; Carmolindo; Crescência; Cunegundes; Donzília; Ermelinda; Eufrónio; Eufrosina; Felissíssimo; Formosinho; Fredegundo; Gualdomero; Gurmesindo; Hirondina; Ilsolinda; Jazelina; Libório; Mirandolino; Natércia; Octacílio; Organtina; Outubrino; Pigmalião; Porciúncula; Putífar; Quirísofo; Radamanto; Sardanapalo; Savonarola; Sinfrónio; Teodolinda; Ulpiano; Vercingetorige (sim, soletrei uma cinco vezes); Xafredo; Zebedeu; Zenóbio

Para além das boas gargalhadas proporcionadas pela leitura desta secção com amigos num qualquer serão regado com qualquer bebida alcoólica, também se pode aprender coisas como o colectivo geral para vadios, que é uma farândola. Ou ainda que o pronome pessoal clítico é colocado na posição medial se, não havendo a possibilidade da sua colocação pré-verbal, o verbo se apresentar no futuro do indicativo ou no condicional.


desinfectado por Jonas às 10:42
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Jonas a 11 de Outubro de 2006 às 16:30
Não te metas nisso, não deste já nome à cria?


De FuckItAll a 11 de Outubro de 2006 às 15:10
Mais!, mais!


Comentar post

Eu
Remexer
 
Últimos

Quantos "gigas" tens?

Da convivência com insect...

Não é para fazer pouco...

Inadequado

por favor...

Devo ter uma vida boazinh...

Pastelaria fina

Argumentos contra amantes...

Porque o melhor do mundo ...

Mimoso

Fossa Séptica

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

subscrever feeds
Trapalhada

todas as tags