Terça-feira, 17 de Outubro de 2006
Ingénuo Empreendimento
Este é o meu ingénuo empreendimento, penso que não existe edição em português. Aqui vou postando os seus avanços.

Senhores, de Georg Büchner

Woyzeck: a Peça

Numa série de pequenas cenas, Büchner dá-nos a conhecer a história de Franz Woyzeck, um soldado raso. Woyzeck não é brilhante mas é suficientemente inteligente para saber que está a ser esmagado pela sua própria vida.

Esta não lhe proporciona auto-estima, reconhecimento ou qualquer forma de fuga da luta diária pela sobrevivência ou da pobreza e perdição da sua condição. Vemo-lo juntar varas com uma camarada, Andres, embebedar-se na taberna, barbear o seu Capitão (que o rebaixa impiedosamente). Comportar-se como um macaquinho amestrado enquanto o médico da companhia, um palerma da alta sociedade, o obriga a entreter os seus estudantes de medicina com truques tal como abanar as orelhas.

Ele tem alucinações, surgem-lhe aparições e sente-se enlouquecer. A única fonte de conforto na sua vida é a sua amante Marie e o seu inocente bebé. Mas Marie é-lhe infiel e os seus companheiros de bebida contam-lhe que ela o engana com o desmiolado mas bem-parecido Chefe da Banda da Companhia, com quem ambos se tinham encontrado na feira.

Woyzeck luta com o Chefe da Banda e perde. Ele pensa no suicídio, compra uma faca. Antes marca um encontro com Marie no bosque, junto ao lago. A frieza da sua companheira fá-lo explodir assassinando-a.

A peça tal como apresentada - não necessariamente como Büchner a planeara - termina com Woyzeck a aparecer na taberna coberto de sangue, voltando depois ao lago para fazer desaparecer a faca, lançá-la às águas. Vai entrando no lago, cada vez mais fundo, até acabar a acção.


desinfectado por Jonas às 01:13
link do post | comentar | favorito
|

Eu
Remexer
 
Últimos

Quantos "gigas" tens?

Da convivência com insect...

Não é para fazer pouco...

Inadequado

por favor...

Devo ter uma vida boazinh...

Pastelaria fina

Argumentos contra amantes...

Porque o melhor do mundo ...

Mimoso

Fossa Séptica

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

subscrever feeds
Trapalhada

todas as tags